Guerra às facções ganha versão “Plano Real”

O governo Lula quer repetir na segurança pública o que o Plano Real representou para a economia nos anos 1990: uma mudança estrutural.

Batizada informalmente de “Plano Real da Segurança”, a proposta será apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em forma de projeto de lei ao Congresso.

A ideia é atacar o poder das facções criminosas, que hoje impõem regras próprias a 26% da população brasileira — o maior índice da América Latina.

Entre as medidas previstas, estão:

  • Criação de um banco nacional das organizações criminosas, para mapear integrantes e áreas de atuação;
  • Uma agência nacional de combate às facções;
  • Novas regras de inquéritos e dispositivos legais para infiltração de policiais em empresas de fachada;
  • Punições mais duras para crimes ligados a facções, agentes públicos e empresas cúmplices;
  • Proteção reforçada a juízes e promotores que enfrentam esses grupos;

Além disso, o texto propõe mudanças na definição legal de organização criminosa e endurece critérios para progressão de regime de condenados.

O plano corre em paralelo à PEC da Segurança, já aprovada na CCJ da Câmara, que amplia poderes da União sobre políticas de segurança e expande atribuições da Polícia Federal e da PRF.

Fonte: The News
Foto: Adriano Machado – G1

Primeira Coluna

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *