
Cid subiu o tom durante filiação de Idilvan Alencar ao PSB (Foto: reprodução redes sociais)
O senador Cid Gomes (PSB) fez declarações contundentes que expuseram uma crise interna na base aliada do governo do Ceará. Durante a filiação do deputado federal Idilvan Alencar ao PSB, no último sábado (28), em Fortaleza, Cid enviou o que foi interpretado como um recado direto ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Não votarei em quem não é sério e não tem palavra”.
O senador tem reiterado seu apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), enquanto movimentações recentes do Palácio do Planalto sugerem um desenho político diferente para o Ceará. Nos últimos dias, o presidente Lula tem dado sinais públicos de que Camilo Santana deverá deixar o Ministério da Educação para ser candidato no Ceará. Embora Lula não tenha especificado se a candidatura seria ao Governo do Estado, a fala gerou instabilidade. Em agendas recentes, o presidente afirmou que Camilo precisa estar “à disposição” do grupo político cearense.
A tensão na base governista vem sendo alimentada por uma série de acontecimentos recentes. Levantamentos de intenção de voto indicam um cenário de disputa acirrada para o governador Elmano de Freitas, aparecendo numericamente atrás ou empatado com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), pré-candidato da oposição ao Palácio da Abolição.
Cid Gomes defende que o acordo firmado para a eleição de 2022 previa a continuidade do projeto com Elmano. Para Cid, a entrada de Camilo na disputa direta pelo Abolição configuraria uma quebra de compromisso.
Fonte: O Otimista
Primeira Coluna